segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

PARABÉNS MINHA Cidade Esperança PELOS SEUS 88 ANOS DE EMANCIPAÇÃO




Quem te conheceu, Oh minha terra quando eras ainda pequenina vê transformada atua sina de clima de paz para o de guerra nesta dura verdade se encerra não há nem compreensão e nem amor cada um que cante o seu valor embora segues o que dentro de ti medra cego atira a primeira pedra se não te julgar pecador Francisco Claudio Chico pitiu.                                                                            

Revejo a terra onde vivi criança          e onde joguei meus jogos pueris é encantadora vila de Esperança cuja recordação me faz feliz meus castanheiros e suas sombras mansas minha casinha perto da matriz meus pais e meus irmãos quantas lembranças minha menina e que mais bem me quis beiral de casas brancas e baixinhas onde se agita quando agente dorme num festivo rumor as andorinhas ó vida boa de ócio ingênuo e lindo ao recordar-te veem-me agora um enorme desejo alegre de chorar sorrindo altor: Silvino Olavo                                                                                            

PARABÉNS MINHA Cidade Esperança PELOS SEUS 88 ANOS DE EMANCIPAÇÃOO MUNICÍPIO DE  ESPERANÇA  Paraíba 1860 chegaram os primeiros moradores desta localidade. Poucos moradores construíram casas de taipas na Rua grande em 1872 conforme registros documentais o município era chamado de Boa Esperança no dia 30 de maio de 1908 foi criada a freguesia de Esperança tendo como primeiro vigário Padre Francisco de Almeida o povoado pertencia ao Município de alagoa Nova Assim, Esperança desmembrou-se de Alagoa nova em 01 de dezembro de 1925 foram realizadas as primeiras eleições municipais, tempo como prefeito eleito Manuel Rodrigues de oliveira e vereadores. O primeiro presidente do legislativo foi Francisco BezerraPovoado foi prosperando com a grande migração durante a seca de 1932 quando centenas de pessoas invadiram o brejo inclusive Esperança em busca de alimentos e trabalhos e casas para alugar Com o aumento da população, os pioneiros passaram a se preocupar com a educação, que por volta de 1932 conseguiram implantar através do Decreto 288 foi criado o grupo Escolar Irineu Joffily As Primeiras Casas

                   MULHERES HEROÍNAS

                    HERÓIS CRIS TOES
                    HERÓIS  AGRICULTORES
                     HERÓIS COMERCIANTES
Comerciais Apesar de tantas dificuldades, os heroicos pioneiros  foram Lojas de Moveis Teotônio Tertuliano da Costa Lojas Ideal de Manuel Rodrigues de Oliveira Lojas Santa Terezinha Jose Jesuíno de Lima Sapataria Manuel Farias Casa de Ferragens, Jose Carolino Delgado Comercio de Estivas Maximiano Pedro, Manuel Pedro Comercio de Estivo Severino Pereira Da Costa Estivas e Varejo Jose Ramalho Da Costa Estivas e varejo Severino Granjeiro de Maria Concessionaria de Veículos de Chico Avelino, Fabrica de rede Pedro Calixto do nascimento, e Antônio nogueira Cinema são Francisco e São Jose importação e Exportação de sisal.
                                            
                                       HERÓIS  DA EDUCAÇÃO  

Um comentário:

HISTORIA DA VIDA E DA MORTE DE IRMA LUCIANA DA PROVINCIA FRANCISCANAS DE SANTO ANTONIO DO BRASIL DA CIDADE DE ESPERANÇA PB

                                          Padre Manuel Palmeira, Ir. Thereziana, Ir. Carmela, Ir. Batista ...